Honda Forza 750, o maior scooter do mercado
A Honda apresenta o novo Forza 750, o scooter de maior cilindrada do mercado, um modelo exclusivo e diferenciado, com uma estrutura interna derivada das motocicletas convencionais e um sistema de transmissão de dupla embreagem totalmente automatizado desenvolvido pela marca da asa.
Ele foi revelado junto com os outros integrantes da família Forza na Europa, o 350, apresentado no meio do ano na Tailândia, e o 125, que já era oferecido no Velho Continente e foi atualizado. Inclusive a Honda havia divulgado nas últimas semanas alguns teasers sobre o novo Forza 750.
O universo dos scooter de alta cilindrada tem uma nova estrela, que expande uma gama formada por modelos exclusivos e sofisticados, que tem como valor agregado o poder de combinar as vantagens de dois mundos, o da moto convencional e o do próprio scooter.
O novo Honda Forza 750 pode ser considerado uma evolução do atual Honda Integra. Uma boa parte da mecânica vem dele, mas foi convenientemente modificada e atualizada.
O motor do Honda Forza 750 deriva da NC750, desenvolve uma potência de 58 cv com uma curva de torque muito plana, com seu pico máximo em 2.000 rpm, tornando-se um dos scooter mais potentes do mercado. O virabrequim é de 270 graus, fornecendo um pulso especial, e há dois eixos balanceiros para eliminar vibrações. Não é um motor de altas rotações, o que garante baixo consumo de combustível e emissões, e já cumpre com as normas euro5.
A Honda promete um consumo médio de 27 km/l, com um alcance de mais de 350 km com o tanque de combustível completo. Os scooter geralmente têm um sistema de transmissão que consiste em um conjunto de unidade centrífuga e embreagem, ambas conectadas por uma correia trapezoidal. A grande diferença do Honda Forza 750 com os modelos de sua concorrência é a presença do sistema de transmissão automática DCT de dupla embreagem, que a marca vem usando e evoluindo há mais de uma década, desde que surgiu com a VFR 1200F.
Esta transmissão usa uma caixa de câmbio convencional de seis velocidades, mas alimentada automaticamente por duas embreagens. O sistema foi compactado e é operado hidraulicamente sob as ordens de uma central eletrônica.
Com esta transmissão, o Honda Forza 750 pode operar totalmente no modo automático, e a CPU eletrônica altera a relação dependendo da velocidade, posição do acelerador e outros parâmetros. Você também pode usar os botões para trocar as marchas manualmente. O acelerador eletrônico Throttle by Wire disponibiliza quatro modos de pilotagem e três níveis do HSTC Honda Selectable Torque Control. Há também um quarto modo chamado Usuário que permite ajustar manualmente todos os parâmetros, incluindo controle de tração, que também tem três níveis e pode ser desativado.
Outra vantagem da origem do novo Forza 750 em relação aos demais scooter é que ele deriva de uma motocicleta convencional, de modo que a estrutura de seu chassi e parte de seus componentes são para a dinâmica e velocidade de uma motocicleta. O chassi tubular tem uma estrutura fechada e as suspensões são semelhantes às de uma moto tradicional, com um garfo invertido no qual as pinças de freio de quatro pistões são ancoradas radialmente. A suspensão traseira utiliza uma balança de alumínio com sistema Pro-Link ligado a um amortecedor para dar-lhe máxima progressividade, consequentemente melhor desempenho e maior conforto.
A roda dianteira de 17 polegadas carrega dois grandes discos de 310 mm que garantem grande capacidade de frenagem. A roda traseira, com um aro de 15″ como no Honda X-ADV, permite espaço embaixo do assento, na qual um capacete integral se encaixa. O Forza 750 não é especialmente longo, tem um entre eixos de 1.590 mm, e pesa 235 kg abastecido e pronto para rodar.
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